IHPI

NOSSA HISTÓRIA

Instituto Homeopático e de Práticas Integrativas: Uma História de 35 anos


O IHFL, instituição sem fins lucrativos, criado em 1981, sob a presidência do médico homeopata Izao Carneiro Soares, juntamente com o farmacêutico homeopata Gilberto Luís Pozetti; surgiu em resposta à necessidade do desenvolvimento da Homeopatia no Brasil, e Ribeirão Preto, sendo um grande centro urbano, mostrou-se propícia para esse segundo momento da interiorização da Homeopatia no país.

Promovendo cursos de especialização e integração profissional para médicos, dentistas, veterinários e farmacêuticos e organizando constantes eventos de extrema importância para a consciência e a expansão da prática da homeopatia, o IHFL marcou de forma definitiva sua presença na História da Homeopatia no Brasil.

Fundado em 1979, como uma sucursal da Associação Paulista de Homeopatia - APH - esta instituição foi pioneira na formação de farmacêuticos homeopatas, sendo a primeira turma diplomada em 1981. Neste mesmo ano o Instituto tornou-se uma entidade autônoma, fundada com o nome IHFL.

Sempre seguindo os ideais homeopáticos de ensino, pesquisa, conhecimento, preservação da memória e assistência à comunidade, esse Instituto Homeopático foi, ao longo dos anos, ampliando suas atividades e oferecendo serviços de qualidade não só na área do ensino médico e farmacêutico, mas também no atendimento à população.

Para atender a essa demanda foram criadas unidades dentro da instituição.  A Farmácia Homeopática do IHFL, sob responsabilidade de profissionais farmacêuticos formados pela própria instituição. Farmácia estritamente homeopática, que passou a oferecer, não só aos alunos, mas a toda comunidade, medicamentos homeopáticos seguindo as mais rigorosas normas de controle de qualidade; a Revista Pesquisa Homeopática, para a publicação dos trabalhos científicos realizados em Homeopatia; a Biblioteca Helena Minin, que guarda um dos maiores acervos homeopáticos do país; o Museu de Homeopatia Abrahão Brickmann, considerado o primeiro Museu de Homeopatia da América Latina, entidade que mantém um enorme cabedal da História da Homeopatia.

Sempre buscando a excelência no ensino da Homeopatia, a partir de sua fundação, essa instituição passou a organizar eventos de elevado nível com a presença de eminentes homeopatas do Brasil e de várias partes do mundo, com destaque para os ilustres homeopatas franceses, que foram presenças fundamentais para a consolidação da linha de trabalho deste Instituto: a “Homeopatia Francesa”.

Hoje a nova diretoria entende que chegou o momento de adentrar a contemporaneidade. A História falará por si, e o novo nome da instituição atenderá às exigências multidisciplinares dos novos tempos com a ampliação dos campos de atuação da entidade, mantendo a excelência dos cursos de Homeopatia e oferecendo novos cursos com o mesmo padrão de qualidade que sempre marcou o ex IHFL. Assim, preservando uma história de 35 anos, nasce o Instituto Homeopático e de Práticas Integrativas de Ribeirão Preto – IHPI.


MISSÃO

Capacitar profissionais na área da Homeopatia e demais práticas integrativas para atuarem de forma ética e competente na compreensão do processo saúde-doença do ser em sua integralidade.


VISÃO

Ser referência no ensino, pesquisa e exercício da Homeopatia e demais práticas integrativas.


OBJETIVOS

1. Preservar e valorizar a História.

2. Projetar e construir o futuro da Homeopatia e demais práticas integrativas.

3. Oferecer ensino em Homeopatia e demais práticas integrativas.

4. Oferecer atendimento ambulatorial de Homeopatia e demais práticas integrativas nas áreas de medicina, odontologia, veterinária e  atenção farmacêutica.