Prova Edital 2021

EDITAL DE PROVA TEPFHIHPI/ JANEIRO 2021

TÍTULO DE ESPECIALISTA PROFISSIONAL 

EM FARMÁCIA HOMEOPÁTICA DO

 INSTITUTO HOMEOPÁTICO e de PRÁTICAS INTEGRATIVAS


O INSTITUTO HOMEOPÁTICO e de PRÁTICAS INTEGRATIVAS, através de sua Comissão Examinadora, faz saber pelo presente edital que estão abertas as inscrições para Prova de Título de Especialista Profissional em Farmácia Homeopática (TEPFH) do INSTITUTO HOMEOPÁTICO e de PRÁTICAS INTEGRATIVAS (TEPFHIHPI), que se realizará no dia 17/01/2021 (Dezessete de Janeiro de 2021), a partir das 09 (nove) horas, na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, sede atual do INSTITUTO HOMEOPÁTICO e de PRÁTICAS INTEGRATIVAS – IHPI.

A Tesouraria do INSTITUTO HOMEOPÁTICO e de PRÁTICAS INTEGRATIVAS devolverá a taxa de inscrição dos candidatos, caso a prova não seja realizada. 


Das condições: 

Artigo 1º - Os candidatos deverão atender à Resolução do CFF n° 581 (29/08/2013) que institui o título de especialista profissional farmacêutico sem caráter acadêmico, dispondo sobre os procedimentos e critérios necessários para a sua certificação e registro. 

Artigo 2° - Os candidatos deverão estar em dia com o Conselho Regional de Farmácia de seu Estado. 

Artigo 3° - Os candidatos pagarão a taxa de inscrição da Prova de Título de Especialista Profissional em Farmácia Homeopática (TEPFH), estipulada pela Diretoria. 


Da documentação:

Artigo 4º - Preencher a ficha de inscrição impressa, disponível no site www.ihpi.com.br ou na secretaria do INSTITUTO HOMEOPÁTICO e de PRÁTICAS INTEGRATIVAS, situada na Rua Marechal Rondon, nº 581 – Jardim América, Ribeirão Preto/SP – Celular / WhatsApp (16) 99216-8125  -  E-mail: [email protected] 


§ 1º - A Ficha de inscrição deve ser devidamente preenchida, digitada ou escrita manualmente, de maneira legível e assinada; 

§ 2º - Efetuar o pagamento do valor da inscrição estipulada pela Diretoria, no próprio Instituto ou através de 

depósito bancário e apresentação do comprovante; 

§ 3º - Apresentar 01 (uma) foto 3x4, recente; 

§ 4º - Comprovante de estar inscrito definitivamente e em dia com o CRF do seu Estado (anuidade ou parcelas); 

§ 5º- Cópia autenticada do certificado do curso de graduação ou especialização em Homeopatia/ Farmácia Homeopática. 

§ 6°- Fotocópia da carteira de trabalho ou similar, que comprove experiência profissional em Homeopatia por no mínimo 2 anos.


Da inscrição: 

Artigo 5º - O período de inscrição será do dia 01 (Um) de Dezembro de 2020 até o dia 14 (catorze) de Janeiro de 2021. Não serão aceitas inscrições fora do prazo e/ou com documentação INCOMPLETA. 

Artigo 6º - O valor da taxa de inscrição para a Prova de Título de Especialista Profissional em Farmácia Homeopática (TEPFH) será de R$ 600,00.

Artigo 7º - A inscrição do candidato para prova somente estará definitivamente efetivada após o preenchimento da ficha, pagamento da taxa de inscrição e apresentação dos documentos. 

Artigo 8º - Para os candidatos de outras cidades, a ficha devidamente preenchida e o comprovante de depósito deverão ser enviados por e-mail, juntamente com os documentos exigidos na inscrição, para o INSTITUTO HOMEOPÁTICO e de PRÁTICAS INTEGRATIVAS no [email protected] , respeitando a data de término da inscrição. 

Artigo 9º - O não comparecimento à prova, por qualquer motivo, não dará o direito à restituição dos valores pagos para inscrição na prova. 


Da Prova: 

Artigo 10º - A elaboração da prova é função da Comissão Examinadora do INSTITUTO HOMEOPÁTICO e de PRÁTICAS INTEGRATIVAS, composta por 05 (cinco) membros nomeados pela Diretoria. 

Artigo 11º - A Prova de Título de Especialista Profissional em Farmácia Homeopática (TEPFH) será realizada no dia 17 de Janeiro de 2021, na cidade de Ribeirão Preto (SP) com qualquer número de candidatos.

§ 1º - O local e o horário da prova serão confirmados através de mensagem de e-mail (registrado na ficha de inscrição), que será enviada ao candidato, devidamente inscrito, até o dia 15 de Janeiro de 2021, onde constará a confirmação com seu número de inscrição; 

§ 2º - Os candidatos deverão apresentar-se no dia da prova munidos de documento de identidade com foto, o número de inscrição (fornecido pelo IHPI), caneta esferográfica azul ou preta, e calculadora; 

§ 3º - Não será permitida a utilização de celulares, mesmo que seja apenas a calculadora dos mesmos, ou consulta a qualquer tipo de bibliografia ou referência; 

§ 4º - Não será permitida a entrada de candidatos ao local da prova após horário estipulado para o início das provas, previsto para as 09 (nove) horas; 

§ 5º - O INSTITUTO HOMEOPÁTICO e de PRÁTICAS INTEGRATIVAS recomenda que os candidatos apresentem-se ao local da prova com antecedência mínima de pelo menos meia hora. 


Artigo 12° - A prova será escrita e valerá a nota 10,0, possuindo 10 questões abertas (descritivas) e 10 testes de múltipla escolha. 

§ 1º - As questões abertas valerão 5,0 (cinco) pontos, cada uma valendo 0,5 (meio) e os testes também valerão  5,0 (cinco) pontos, cada um valendo 0,5 ( meio); 

§ 2º - A nota final mínima para aprovação é 7,0 (sete), calculada pela média aritmética das notas de cada examinador; 

§ 3º - Os testes rasurados serão anulados, atribuindo-se a eles valor 0 (zero);

§ 4º - A prova terá duração máxima de 04 (quatro) horas, sendo que nenhum candidato poderá entregar a prova com menos de 01 (hora) após seu início. 


Do resultado: 

Artigo 13° - O resultado será enviado para o e-mail do candidato (registrado na ficha de inscrição), no máximo em 60 dias (sessenta dias) após a execução do exame. 

A relação dos aprovados será publicada na página eletrônica do supra citado instituto (www.ihpi.com.br) e enviada aos Conselhos Regionais de Farmácia da cada Estado, e também ao Conselho Federal de Farmácia. 


Do certificado: 

Artigo 14º - O certificado de Título de Especialista Profissional em Farmácia Homeopática (TEPFH) será emitido pelo INSTITUTO HOMEOPÁTICO e de PRÁTICAS INTEGRATIVAS. O farmacêutico aprovado deverá encaminhá-Io ao seu respectivo CRF para ser registrado, de acordo com a Resolução 581/2013 do CFF. 


Da revisão e correção das provas: 

Artigo 15º - As provas corrigidas serão arquivadas durante 12 (doze) meses na sede da secretaria do INSTITUTO HOMEOPÁTICO e de PRÁTICAS INTEGRATIVAS em Ribeirão Preto (SP), a contar da data da correção. Após este período serão destruídas. As provas não serão devolvidas após a correção. O Coordenador da Comissão Examinadora designará 03 (três) membros para avaliar eventuais recursos interpostos por candidatos, que discordarem dos resultados negativos, e pedirem revisão de prova.

§ 1º - O prazo para a interposição do recurso de revisão de prova é de 30 (trinta) dias, contados da data da publicação dos resultados pela via eletrônica; 

§ 2º - O recurso será interposto perante o Coordenador da Comissão Examinadora, através de requerimento por escrito, na secretaria do INSTITUTO HOMEOPÁTICO e de PRÁTICAS INTEGRATIVAS - IHPI, situada à Rua Marechal Rondon, nº 581 – Jardim América, Ribeirão Preto/ SP. Celular/ WhatsApp (16) 99216-8125  -  E-mail: [email protected];  

§ 3° - Os aprovados por via de decisão proferida em grau de recurso receberão seus títulos de conformidade, com a ressalva de ser a posterior dos demais aprovados regularmente. 

Artigo 16º - Situações não previstas neste Edital serão julgadas pela Comissão Examinadora do INSTITUTO 

HOMEOPÁTICO e de PRÁTICAS INTEGRATIVAS.


Ribeirão Preto, 01 de Dezembro de 2020.


Talita Nader – Presidente IHPI


FICHA DE INSCRIÇÃO


Nome: (completo e legível) 

.....................................................................................................................................................................................


CRF     UF_____________ 


RG _________________   CPF/MF ________________________


Endereço (para correspondência): 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Número  Bairro  Complemento _____________________________ 

Cidade  UF  CEP ___________________


Contato: 

Fone Residencial: 55+  (    ) _____________________ Fone Comercial: 55+ (    ) _______________________


Fone Celular (WhatsApp se possuir): 55+  (    ) _________________________________________________ 


E-mail: __________________________________________________________________________________


Assinatura do candidato: ............................................................................................................................................


Data: ____ /____________ / _________


OBS.: Cada ficha de inscrição receberá um número de identificação.

                                        

PROGRAMA

1) HISTÓRIA da HOMEOPATIA

- História da Medicina e da Farmácia;

- Filosofia Homeopática: História do Vitalismo;

- Samuel Hahnemann na Alemanha e na França;

- História da Homeopatia no Brasil – passado e presente.


2) FUNDAMENTOS da HOMEOPATIA

- Princípios Fundamentais da Homeopatia: Lei dos Semelhantes, Experimentação no indivíduo são e doses mínimas (dinamização);

- Fontes da Matéria Médica e a experimentação medicamentosa nos dias de hoje;

- Ação primária e reação secundária;

- A visão homeopática de saúde e doença (Força Vital), doença aguda e doença crônica;

- Processo de cura (Leis de Hering), drenagem, agravação, supressão, metástase mórbida;

- Escolas em Homeopatia: Unicismo, Pluralismo e Complexismo;

- Níveis de Similitude: Patogenético, etiológico, anatomopatológico, biotipológico e diatésico;

- Medicamentos antídotos (homeodotos) e complementares;

- Placebo, indicações e campo de ação da Homeopatia;

- O medicamento homeopático: origem, nomenclatura, abreviaturas e sinonímias.

 

3) FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA

- Métodos e escalas de preparo do medicamento homeopático;

- Formas farmacêuticas básicas (TM): definição e técnicas de obtenção;

- Formas farmacêuticas derivadas de uso interno e de uso externo;

- Interpretação da receita, preparo, envaze, rotulagem e dispensação;

- Medicamentos tóxicos em baixa potência;

- Estudo comparativo entre as Farmacopéias Homeopáticas e o Manual de Normas Técnicas 4ª ed. e 5ª ed. – ABFH.


4) FARMACOLOGIA HOMEOPÁTICA

- A farmacologia dos medicamentos ultradiluídos;

- Monografias = Farmacodinâmica dos policrestos e semi-policrestos;

- Teorias sobre o mecanismo de ação do medicamento homeopático;

- A questão curativa e/ou preventiva em Homeopatia.


5) MICROIMUNOTERAPIA DINAMIZADA

- História e definições de Bioterápicos;

- Classificação clínica e farmacêutica;

- Bioterápicos de estoque;

- Técnicas de preparo dos isoterápicos = auto e hetero;

- Os Bioterápicos Maiores;

- A questão preventiva em Homeopatia.


6) LEGISLAÇÃO e ÉTICA na FARMÁCIA HOMEOPÁTICA

- Legislação específica aplicada à Farmácia Homeopática;

- Código de Ética da Profissão Farmacêutica;

- Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).


7) FARMÁCIA HOMEOPÁTICA / PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA

- Estrutura física da Farmácia Homeopática ( local, planta, metragens, instalações, etc...);

- Montagem ( estoque mínimo, equipamentos, utensílios,etc...);

- Lavagem e inativação dos materiais;

- Recursos humanos e treinamento de equipe;

- Semiologia e Prescrição homeopática;

- Entrevista farmacêutica, perfil farmacoterapêutico e acompanhamento do paciente;

- Homeopatia na Saúde Pública (SUS) e sua multiprofissionalidade.


8) PROCEDIMENTOS DE QUALIDADE

- Controle de qualidade dos insumos ativos e dos insumos inertes;

- Boas Práticas de manipulação dos medicamentos homeopáticos;

- Garantia da qualidade.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 


HAHNEMANN, S. Organon da arte de curar: com comentários atuais e uma síntese da vida de Hahnemann. Tradução de Edméa Marturano Villela e Izao Carneiro Soares. 2 ed. Ribeirão Preto: Museu de Homeopatia A. Brickmann, 2008. 325p.

SOARES, I. C. Homeopatia na Alemanha. Ribeirão Preto: Museu de Homeopatia Abrahão Brickmann, 1993.

DEMARQUE, D. Homeopatia: medicina de base experimental. 2ed. Ribeirão Preto: Museu de Homeopatia Abrahão Brickmann, 2002. 363p.

ROMANACH, A K.  A Homeopatia em 1000 conceitos. São Paulo: Editora ELCID, 1984. 607p

SOARES, I. C. Homeopatia: fundamentos básicos. Ribeirão Preto: IHFL, 1988. 47p.

FONTES, O. L. Farmácia Homeopática: Teoria e Prática. 4ed. São Paulo: Editora Manole, 2012.


BRASIL, Ministério da Saúde. Farmacopéia Homeopática Brasileira. 3ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2011.

SOARES, A. A. D. Farmácia homeopática. São Paulo: Andrei, 1997. 300p

SOARES, A. A. D. Dicionário de Medicamentos homeopáticos. São Paulo: Ed. Santos, 1999. 1301p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FARMACÊUTICOS HOMEOPATAS. Manual de Normas Técnicas para farmácia homeopática: ampliação dos aspectos técnicos e práticos das preparações homeopáticas. 4 ed. 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FARMACÊUTICOS HOMEOPATAS. Manual de Normas Técnicas para farmácia homeopática: ampliação dos aspectos técnicos e inovações na Prática Farmacêutica Homeopática. 5ed. 2019.


COMISSÃO EXAMINADORA do IHPI


1 – Alexandre Henrique Leonel

Farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Marília / SP – UNIMAR.

Especialista em Farmácia Homeopática pelo Instituto Homeopático François Lamasson – IHFL, atualmente Instituto Homeopático e de Práticas Integrativas - IHPI, Ribeirão Preto / SP.

Especialista em Farmácia Homeopática pela Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas – ABFH.

Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca – UNIFRAN - Franca/SP. 


2 – Ana Carolina A. Nogueira

Farmacêutica pela Universidade Paulista – UNIP, Campus Ribeirão Preto / SP.

Especialista em Farmácia Homeopática pelo Instituto Homeopático François Lamasson – IHFL, atualmente Instituto Homeopático e de Práticas Integrativas - IHPI, Ribeirão Preto / SP.


3 - Maira Neto Zampiér Farias de Souza

Farmacêutica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto / USP.

Especialista em Farmácia Homeopática pelo Instituto Homeopático François Lamasson – IHFL, atualmente Instituto Homeopático e de Práticas Integrativas - IHPI, Ribeirão Preto / SP.

Mestra em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto / USP.


4-  Maitê Joyce Assis 

Farmacêutica pelo Centro Universitário Barão de Maúa, Ribeirão Preto / SP.

Especialista em Farmácia Homeopática pelo Instituto Homeopático François Lamasson - IHFL, atualmente Instituto Homeopático e de Práticas Integrativas - IHPI, Ribeirão Preto / SP.

Aprimoramento em Florais e Fitoterapia.


5 – Silvana M. M. Bezerra Mantovani

Farmacêutica Bioquímica pela Universidade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/ USP.

Especialista em Farmácia Homeopática pelo Instituto Homeopático François Lamasson - IHFL, atualmente Instituto Homeopático e de Práticas Integrativas - IHPI, Ribeirão Preto / SP.

Especialista em Didática do Ensino Superior pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto / SP.