Curso para a especialização em Homeopatia para Medicina Humana


Sexagésima terceira turma de Medicina Homeopática- T 63

Reconhecido pela Associação Médica Homeopática Brasileira – AMHB


Duração: 24 meses, um final de semana por mês, com calendário previamente estabelecido e 100% presencial.


Coordenação: Flávio Luiz Fantini Ferreira e Gustavo Marcelo Daré.


Objetivos do curso: Formar médicos homeopatas, com conhecimentos filosóficos e científicos, capacitação técnica e habilidades para promover, proteger e recuperar a saúde individual e coletiva, além de prevenir doenças. Participar do avanço da ciência e tecnologia, atuando em equipes multidisciplinares, compreendendo a realidade social, cultural e econômica do seu meio, tendo em vista a concepção homeopática de saúde e doença, bem como os fundamentos desta terapêutica.


Conteúdo Programático: No 1º Ciclo do curso (primeiros nove meses), estes profissionais terão acesso a informações gerais sobre Homeopatia, chamadas de disciplinas básicas, incluindo História, Filosofia e Fundamentos da Homeopatia, Farmacologia e Matéria Médica Homeopáticas, Metodologia científica, Pesquisas aplicadas e Noções de farmacotécnica, formas farmacêuticas, receituário e controle de qualidade, nas aulas de sexta e sábado. Aos domingos, aulas teóricas e práticas de Semiologia / Introdução à Clínica Homeopática ( conhecimento dos elementos básicos para a realização da anamnese homeopática).


No 2º Ciclo (quinze meses seguintes), terão aulas, teóricas e práticas, das disciplinas abaixo, chamadas de específicas:


- Clínica Homeopática = Discussão, através de estudo de matéria médica comparada, das principais indicações clínicas dos medicamentos homeopáticos historicamente associados a cada sistema orgânico anátomo-funcional = A Homeopatia e as Especialidades / Homeopatia Francesa.


- Homeopatia Prática = no ambulatório homeopático do Instituto, desenvolver no aluno habilidades para o acolhimento ao paciente e a boa execução de uma consulta homeopática; identificação e valorização dos sintomas característicos homeopáticos; realização dos diagnósticos clínicos, biotipológicos e diatésicos; correta prescrição e seguimento do caso clínico.


- O Repertório Homeopático, as Doutrinas e os Sistemas Terapêuticos = Analisar a origem, natureza e funções do Repertório Homeopático, com ênfase em sua funcionalidade prática, tanto na clinica diária, quanto no estudo da Matéria Médica. Abordar temas fundamentais da história, da filosofia e da ciência Homeopática, além de seus desdobramentos em doutrinas, escolas e práxis médicas específicas. Interesse particular na discussão sobre a atualidade e a aplicabilidade dos conceitos e princípios resultantes na medicina contemporânea.


- Matéria Médica Homeopática = Estudo da Matéria Médica Homeopática que possibilite ao aluno um arsenal terapêutico mínimo para enfrentar as exigências de um ambulatório de Clínica Homeopática. Estudo comparado.


- Ciência Homeopática e TCC = Estudo crítico da literatura científica disponível em Homeopatia. Elaboração e apresentação da versão final do TCC.